quarta-feira, 28 de julho de 2010

Enigmas Femininos


Dentre uma multidão barulhenta e irreconhecível com um simples olhar, inúmeras palavras essenciais para a vida de uma comunidade com desejos necessidades em comum. Uma comunidade com segredos escondidos por gerações e mentes incapazes de serem decifradas por sua comunidade oposta ou por membros "incomuns" dela própria, que não compreendem sua própria essência e buscam outros caminhos para não serem comparados com membros semelhantes.

- Você já usou aquele novo creme capilar de óleo de amêndoas? - perguntou uma senhora loira, de estatura baixa, à minha mãe, que estava tingindo o cabelo.
- Claro! Mas eu prefiro o outro que comprei da Dona Letícia. Ele deixa o cabelo mais macio.

Enquanto minhas unhas eram pintadas com uma cor que nunca havia visto na vida, eu tentava compreender os enigmas femininos.
Frisar, escova de chocolate, banho de luzes, esfoliação? Isso existe? Em que mundo eu estou?
Essa linguagem complicada não é compreendida por meu cérebro, que não decifra certas atitudes e palavras do vocabulário feminino.

- Minha querida, você gostaria de fazer californiana no seu lindo cabelo? - Dona Letícia me perguntou, com um sorriso convincente.

Meu olhar parou sobre o de minha mãe, que assentiu com a cabeça.

- Por mim tudo bem. - dei um sorriso forçado.

Chegando em casa, fui me olhar no espelho. Fiquei admirada comigo mesma. Nunca tinha ficado com o cabelo tão bonito e arrumado.

- Gabrielle! Você vai usar o vestido preto com decote e a sandália de salto agulha?

Minha cabeça começou a rodar.
Mesmo não gostando da roupa que minha mãe tinha arrumado para mim, vesti do mesmo jeito, porém reclamando o tempo todo. No fim, acabei colocando um vestido mais "adequado" para o meu gosto, uma sandália mais baixa e passei uma leve maquiagem em meu rosto.
Ao chegar à festa, vi todas as meninas enfeitadas e me senti um pouco envergonhada. Estava pensando em voltar para casa, então dei meia volta, sem olhar direito para trás e acabei esbarrando com um garoto lindo, com incríveis olhos castanhos.

- Você está bem? - ele perguntou preocupado.
- S-s-sim. - gaguejei.
Ele deu um doce sorriso, sendo convincente o suficiente para me fazer ficar na festa mais tempo do que antes eu pretendia.  

2 comentários:

  1. é. mulheres são complicadas mesmo. mas sabe, depois que você entra nesse mundo, nunca mais sai.
    e claro, sempre vai ter o garoto de sorriso maravilhoso que vai te convencer a ficar rs.
    adorei o texto, bem fofo (:
    se cuida :*

    ResponderExcluir
  2. Débora,
    não comentarei apenas a temática de seu texto, mas também a leveza de sua criação. As palavras estão repletas de OLHARES, e isso me fascina.
    Olhar de uma jovem escritora, que está deixando fluir suas letras...
    adorei! voltarei!

    ResponderExcluir

Podem comentar à vontade. Mas, por favor, peço pra que não façam comentários ofensivos.